Escolhendo os tons ideais de madeira na decoração

Escolhendo os tons ideais de madeira na decoração

A decoração de uma casa é uma das partes mais importantes em um processo de construção ou reforma, é nessa fase que você expõe toda a sua personalidade através de designs, cores, tecidos, móveis e texturas. A decoração com madeira é uma das mais utilizadas atualmente. 


Todo o charme e requinte agregados ao estilo rústico da madeira atraem muitos olhares e faz com que sua aplicação ocorra em painéis, pisos, móveis e em tantos outros. Apesar de ser uma escolha certeira para quem busca beleza e qualidade é necessário alguns cuidados, como por exemplo o tipo e o tom utilizado na decoração com madeira. Pensando nisso, separei aqui nesse artigo algumas dicas matadoras que te ajudaram a escolher o tipo e tom ideal para sua casa, confira!


 As variações da madeira e suas aplicações Graças a sua origem biológica existe um número quase infinito de tipos de madeira, mas se formos avaliar de maneira mais genérica é possível identificar pelo menos três variações, sendo elas:
● Que ocorrem entre espécies de árvores;
● Que ocorrem dentro da mesma espécie; 
● As que surgem no interior de cada árvore. 

Essas variações das árvores acontecem de acordo com alguns fatores como: climáticos, nutrientes, solo, exposição solar e fornecimento de água, e é a partir disso que temos as diferentes cores e superfícies. Apesar de todas essas variações a escolha mais inteligente é a utilização de madeira de reflorestamento, que além de contribuir para a redução no impacto ambiental ainda gera maior economia durante os processos. Entenda o que é madeira de reflorestamento São classificadas como madeiras de reflorestamento, toda aquela que é obtida a partir de florestas plantadas, ou seja que desde o princípio foram cultivadas para serem utilizadas e repostas por outras, criando um ciclo de preservação. Esse tipo de madeira não causa impacto ambiental durante sua utilização na construção civil ou indústria moveleira, como acontece com as madeiras nativas.

Separei aqui para você os tipos de madeiras de reflorestamento mais comuns no Brasil, veja a seguir: Conheça as árvores de reflorestamento para decoração com madeira e seus diferentes tons. 
Eucalipto Como dito anteriormente essa é a árvore mais comuns para esse fim no Brasil, consequentemente a mais plantada. Pode apresentar duas variações de tons: o tipo “Grandis” que é o tom mais claro ou o “Citriodora”, um tom escuro e resistente. Sua utilização normalmente ocorre na construção civil para quem deseja um aspecto rústico, mas também pode ser aplicado na indústria moveleira. 
Pinus Elioti O Pinus foi a primeira árvore a ser utilizada para replantio no Brasil, e é bastante utilizada para quem deseja um tom mais claro amarelado, possui também “nós” as conhecidas marcas arredondadas, escuras e marcantes nas peças criadas a partir dessa madeira.


O solo brasileiro facilita o cultivo dessas árvores, principalmente o Eucalipto que em 7 anos já está pronto para ser utilizado, já em países da Europa por exemplo, é preciso esperar até 30 anos. Outro ponto positivo na utilização da madeira de reflorestamento é a redução de custos com energia durante os processos de construção, o que não ocorre ao utilizar materiais como concreto, alumínio e aço, além disso após a conclusão dos projetos arquitetônicos utilizando esta madeira o resultado é um excelente desempenho acústico e térmico. São todos esses motivos que fazem a madeira de reflorestamento ser a melhor escolha para reformas, construções e movelaria. Por isso, sempre avalie antes de iniciar seu projeto o tipo de madeira que o responsável pela obra irá utilizar, exija as madeiras reflorestadas! 

 Definindo o tom de madeira ideal Agora que você conhece alguns dos principais tipos de madeiras de reflorestamento utilizadas nas decorações residenciais a decisão pelo tipo ideal para o seu projeto fica mais fácil, não é mesmo?! Defina o tipo que será feita em seu projeto em conjunto com o tom que melhor armará com a decoração já existente no ambiente. 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Categorias

Mais Sobre Nós

Fique por dentro!

Seja avisado sempre que surgir conteúdo novo!

Veja também: