A madeira é um material da construção civil que proporciona aos profissionais da área a liberdade no uso da criatividade na hora pensar em seus projetos.

Por essa razão é possível encontrar grandes obras com diversos tamanhos de vãos e formas curvilíneas usando-se a madeira como principal material.

No artigo de hoje trouxemos algumas dessas obras grandiosas em madeira. Confira!

Metropol Parasol

É a maior estrutura de madeira da atualidade, um monumento grandioso que tem como objetivo cobrir uma praça em Sevilha, na Espanha.

O arquiteto responsável pelo projeto estudou formas de aderir a grande estrutura moderna a um bairro que continha traços antigos, visando juntar os melhores dos dois mundos.

O formato escolhido dos encaixes das peças de madeira umas nas outras permite a presença de um espaço livre para a passagem do sol.

Foram utilizadas mais de 3.000 peças de madeira para compor os guarda-sóis da estrutura.

O projeto uniu o lado histórico e cultural da região com a estrutura com um ar contemporâneo. 

Museu Ponte de Madeira Yusuhara

Essa obra de 2011 é um museu localizado no Japão, e tinha como objetivo juntar dois edifícios públicos que estavam na beirada de uma rodovia. 

A inspiração para o projeto, que foi feito pela Kengo Kuma & Associates, veio da própria arquitetura tradicional japonesa e chinesa, onde é comum a utilização de peças menores e em balanço, a estrutura chamada cantilever.

Um detalhe interessante acerca da construção foi que o arquiteto do projeto buscou fazer com que a estrutura coexistisse com a paisagem natural ao seu redor.

Moradias infantis

A Rosenbaum® + Aleph Zero teve um desafio ao projetar essa moradia para as crianças de Canuanã. 

Tinham em mente aliar a antiga arquitetura da região com suas memórias, técnicas e estéticas, mas ao mesmo tempo trazer a modernidade para este alojamento que se localizava em um local marcado pelo trabalho manual e de natureza indígena. 

O resultado foi um projeto que resgatou a cultura local, incentivou as técnicas construtivas da região, exaltou a beleza indígena e seus saberes, junto com a construção de um lugar que trouxesse aconchego para as crianças que ali iriam habitar.

O projeto visou a priorização de técnicas construtivas já existentes na região para resgatar a beleza indígena, e a valorização das vegetações presentes ao redor da localização: Cerrado, Pantanal e Amazônia.

Com isso, entre os materiais escolhidos estão a madeira laminada colada, palha trançada e tijolo de adobe. A madeira comanda praticamente toda a estrutura do edifício, já que era um material de construção de fácil acesso à região.

Shopping Iguatemi – Fortaleza

A maior estrutura de madeira em solo brasileiro: um pórtico de madeira situado dentro do shopping Iguatemi em Fortaleza.

O projeto contou com a colaboração de dois escritórios, um italiano e outro brasileiro.

O pórtico inteiro foi montado com madeira laminada colada e conta com conexões metálicas. Sua área de construção é de 4,5 mil metros quadrados que foram montados em apenas 5 meses. 

Existem outras grandes estruturas de madeiras espalhadas ao redor do mundo e cada uma com sua unicidade. 

Todas elas têm histórias e projetos, detalhes e curiosidades, mas em comum, elas têm a madeira como estrutura trazendo consigo, além da força para sustentação de uma edificação, a ternura e o aconchego de um ambiente acolhedor.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Categorias

Mais Sobre Nós

Fique por dentro!

Seja avisado sempre que surgir conteúdo novo!

Veja também: