2 erros de manutenção em estruturas de madeira em sua casa

2 erros de manutenção em estruturas de madeira em sua casa

Cada vez mais as pessoas tem optado por agregar madeira em seus projetos residências, já que esse material além de otimizar a construção tornando-a mais ágil e prática, torna o processo mais econômico quando comparado às obras de alvenaria.

Mas, engana-se quem acredita que a única preocupação deve ser durante a construção, após o projeto finalizado é preciso realizar a manutenção recorrente de toda a estrutura, ainda mais se o projeto foi realizado com madeira “inadequada”, que falaremos a seguir.

Confira agora, 2 erros de manutenção em madeiras que provavelmente você está cometendo ou já cometeu em sua casa!

O que faz a madeira precisar de constantes manutenções?

Antes de mais nada, é preciso entender que o que irá definir o quanto será necessário realizar a manutenção da madeira, é o momento da compra. Ao escolher a madeira é preciso ter a certeza da qualidade do material escolhido.

Averigue em primeiro lugar se a madeira escolhida tem origem de reflorestamento, o que te tranquilizar quanto a redução no impacto ambiental, contrário a utilização de madeiras nativas.

Depois é preciso ter certeza que a madeira recebeu o tratamento adequado para que possa  resistir aos mais variados ambientes, tanto internos como externos. Esse cuidado deve ser tomado principalmente para projetos em que a madeira terá contato com a umidade, ou estarão expostos em áreas abertas, sujeitos a chuvas e tempestades.

Se sua estrutura em madeira possui esses cuidados,ótimo! Agora, se a sua madeira não possui essas proteções é importante utilizar impermeabilizantes, vernizes e tintas para protegê-la de forma mais eficaz.

Além disso, fique atento e veja se não está cometendo esses erros em sua manutenção:

1. Limpeza

Muitas pessoas utilizam qualquer tipo de produto sobre a madeira, seja ela em decks, pisos, pergolados, etc. Os produtos em geral acabam desgastando a madeira com o tempo, já que não possuem em sua composição o material necessário para a limpeza e manutenção.

É preciso que utilize produtos indicados para a madeira, para que preserve a aparência e brilho natural de seu projeto. Se não desejar utilizar produtos, opte pela pano úmido para retirar marcas de pegadas, ou a lavagem com apenas água.

2. Remoção de crostas e clareamento de superfície

Bem parecido com o primeiro erro, mas nesse caso o uso de materiais inadequados podem desgastar de forma permanente não apenas a cor, mas também a qualidade da madeira.

Em primeiro lugar, não é preciso utilizar nenhum produto para remover crostas ou lodo da madeira, basta utilizar uma lavadora de alta pressão.

Já o clareamento de superfície ser realizado com o produto indicado para o seu tipo de madeira, e seguindo as instruções do rótulo, assim terá certeza quanto a preservação da superfície.

Você pode economizar  muito mais tempo se utilizar a madeira tratada, já que ela conta com mais de 15 anos de garantia. Saiba mais como utilizá-la e fique despreocupado quanto às manutenções!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Categorias

Mais Sobre Nós

Fique por dentro!

Seja avisado sempre que surgir conteúdo novo!

Veja também: