Home Wood Frame

Construa em poucas semanas e conquiste seu lar dos Sonhos, com a qualidade e resistência de uma Casa Wood Frame Floresti.

SISTEMA CONSTRUTIVO LIGHT WOOD FRAME

O Wood Frame é um método construtivo a seco muito utilizado na Europa, EUA, Japão, Nova Zelândia, Austrália a mais de 100 anos e agora no Brasil. Esse método de construção se diferencia do convencional, pois dispensa o uso de cimento, tijolos e armações e ferragens. A casa é planejada antes em fábrica, usando materiais pré definidos assim diminuindo os desperdícios. Tendo uma obra limpa, seca e rápida.

Composição de materiais, com a função estrutural de isolamento térmico-acústico, vedação e acabamento.

  1. Madeira estrutural;
  2. Isolamento térmico acústico;
  3. Plywood – Osb;
  4. Membrana hidrófuga;
  5. Placa eps;
  6. Draywall – Gesso acartonado;
  7. Revestimentos… (diversas possibilidades)
  • Excelente resistência, conforto térmico e acústico
  • Prazo de execução até 60% mais rápido
  • Possibilita fidelidade orçamentária, sem aditivos e gastos extras desnecessários;
  • Facilidade de manutenção e reformas. Quando necessária após a ocupação do imóvel é muito fácil, rápida e econômica. 
  • Bem-estar é o foco do Wood Frame, qualidade superior, priorizando o conforto dos ocupantes.
  • Redução de 85% nos resíduos de obra;
  • Redução na emissão de CO2 em 80% em toda cadeia produtiva;
  • Uso de materiais renováveis;
  • Sistema de isolamento térmico, reduz drasticamente o consumo energético da propriedade;
  • Sua principal matéria prima é originária de florestas plantadas, sem qualquer corte e desmatamento de matas nativas.

PRINCIPAIS MATERIAIS UTILIZADOS NESSE SISTEMA

montantes de madeira tratada

STUDS - PLATES - Montantes da Estrutura

A madeira que utilizamos para a construção das nossas casas é de Pinnus Autoclavado proveniente de reflorestamento como garantia a certificação FSC (Forest Stewardship Council – Conselho de Manejo Florestal). O tratamento da madeira é em autoclave pelo sistema de vácuo e pressão, que evita a proliferação de fungos e o apodrecimento da madeira por mais tempo.

plywood - painel compensado laminas de madeira

PLYWOOD - OSB - Painéis Estruturais

Trata-se de um produto de grande resistência mecânica, rigidez, propriedades isolantes e qualidade uniforme, plywood é um painel estrutural de lâminas de madeira 100% proveniente de reflorestamento, unidas com resina fenólica, resistentes a intempéries, prensadas sob alta temperatura, o que aumenta estabilidade do material, e também são tratados em autoclave garantindo maior vida útil ao painel.

placas de drywall - painel cimentício, gesso acartonado, e painel RU

GESSO ACARTONADO - DRYWALL

São chapas de gesso com papel cartão em suas faces. Utilizado na vedação das paredes internas e tetos. Algumas vantagens oferecida pelo drywall é a maior precisão e qualidade de acabamentos, agilidade de aplicação e  com um menor tempo de finalização da parede.

aprenda_como_instalar_a_la_de_vidro_no_drywall

ISOLAMENTO TÉRMICO E ACÚSTICO

Existem três tipos de isolamento que são os mais utilizados: lã de rocha, lã de vidro e isopor.

Lã de Rocha

A lã de rocha é um produto isolante formado por uma trama de fibras de materiais pétreos que formam estado estático. Estas formações de fibras nos permite obter produtos muito leves. A lã de rocha é acústico por sua estrutura flexível e térmico por manter o ar em estado imóvel, Sendo também incombustível por sua singular configuração oferece elevados níveis de proteção ao calor, ao ruído e ao fogo.

lã de rocha

Lã de Vidro

A lã de vidro é um componente fabricado em alto forno a partir de sílica e sódio, aglomerados por resinas para melhorar o isolamento termo acústico do edifício. Suas principais características são a alta resistência ao passar do tempo, ampla gama de produtos disponíveis no mercado, facilidade de aplicação e em manter a não propagação do fogo durante uma situação de incêndio. A lã de vidro é do tipo de fibra que não tem nenhuma classificação como um material cancerígeno. Também não contribui para a proliferação de ratos e insetos.

lã-de-vidro

Isopor - EPS

O isopor é uma espuma formada a partir de derivados de petróleo poliestireno expandido. Ele é Aplicado no isolamento térmico e acústico. Por suas características de leveza, é um material fácil de manusear e reciclável.

Principais benefícios na utilização do Isopor:

  • Economia de mão de obra na montagem;
  • Redução de custos de manutenção e prolongamento da vida útil das estruturas;
  • Conforto térmico de alto desempenho 

 

Sistema de isolamento termoacústico na parede externa:

  • Economia nos gastos de energia elétrica para condicionamento térmico de ambiente;
  • Material resistente à chama.
  • Diversas possibilidades de revestimentos
placa de eps - isopor

FUNDAÇÃO

As construções em Wood Frame são mais leves do que uma estrutura convencional, o que alivia a carga a ser suportada pela fundação. No caso de terrenos planos ou pouco acidentados, e dependendo das características do solo, o radier é a solução de fundação mais viável e rápida para ser executada. O radier é um tipo de fundação rasa (com aproximadamente 15 cm de altura), com sapata ou não, baseado em uma espécie de laje de concreto armado, aonde toda a estrutura da construção vai se apoiar. O solo, bem compactado, é preparado com uma camada de brita e as tubulações de elétrica, água e esgoto são executadas antes da colocação da malha de aço e a fôrma que receberá o concreto da fundação. A laje deve ser feita de concreto armado com armadura de aço nas duas direções (armadura dupla).

COMPOSIÇÃO DE PAREDES

COBERTURA E TELHADO

A cobertura pode ser feita com tesouras de madeira, ou colocado laje seca com painéis, depois são fixadas ripas de madeira e posteriormente a telha cerâmica.

TESOURAS DE MADEIRA

Manta e ripas de madeira, pronto para receber o drywall.

Wood-Frame-Telhado

Na parte externa ao invés de utilizarmos o drywall, utilizamos placa cimentícia.

BANHEIROS

São utilizadas as mesmas composições das paredes do restante da casa, porém com placas resistentes a umidade e é passado um impermeabilizante.

DÚVIDAS FREQUENTES

NÃO! Madeira é apenas um dos componentes. As paredes são construídas formando um “sanduíche” de vigas de madeira tratada, placas playwood, isopor, drywall e isolamento. Esse composto torna totalmente diferente de uma casa de madeira.

SIM! Conforme orientações da SINAT 05 em atual vigência é possível financiar obras com até 4 pavimentos em madeira engenheirada (que atende wood frame).

NÃO! Muitos tentam “economizar” e querem reduzir custos usando madeira não tratada por exemplo. Isso não pode ser feito, já que a madeira que sustenta a obra, essa não pode correr riscos de apodrecer.

Geralmente casas em torno de 200m2 são construídas em 6 meses. Esse período vai depender de condições climáticas, tamanho, acessibilidade e outros fatores que podem influenciar.

Custo de obra em qualquer sistema é relativo para cada projeto. Hoje vemos o padrão médio/alto em wood frame na faixa de preço semelhante ao CUB SC (R$2.381,05 em outubro 2021).

SIM! Algumas cidades do Brasil tem incentivado construções eficientes e sustentáveis, reduzindo a taxa de IPTU.  Na Europa e América do Norte já existem incentivos fiscais para construção em wood frame.